janeiro 21, 2015

Ah! Está explicado....


Para os mais desatentos, não sei se sabem, mas saiu agora mais um relatório da OCDE sobre a escola portuguesa e a conclusão não é animadora. Mas depois tudo se explica:
Sabem que desde 2008 até 2014 (2º governo Sócrates e governo Coelho) foram tomadas 400 medidas que alteraram supostamente coisas anteriores? Diremos: "Fantástico, Melga, as coisas estão am mudar!"
Sabem que dessas 400 medidas 360 não foram nunca avaliadas em termos de eficácia e resultados? Ou seja, 90% das medidas iluminadas foram aplicadas e nada se sabe quanto aos resultados objetivos das mesmas. Subjetivamente sabemos que não surtiram efeitos e os resultados foram piores do que os que já havia, mas isso é apenas uma intuição a partir de uma visão global do que é a escola hoje e do que era então.
Sabem que, em média, foram feitas 75 alterações por ano? 6 por mês? Honestamente, e responsavelmente, pensem se conseguiriam educar os vossos filhos para a cidadania responsável se durante o mês mudassem as regras da casa 6 vezes e em 90% dessas vezes nem sequer olhassem para trás para avaliar o bem ou o mal feito.
Alguns pilares da educação são a responsabilidade, a honestidade, a perseverança e a confiança. Ora, por mais que alunos, pais e professores queiram ser perseverantes e queiram confiar na educação de hoje, não podem, porque os sucessivos ministérios não são responsáveis nem honestos.

3 comentários:

  1. Eu já há muito que achava que se deveria escrever sobre isto...

    ResponderEliminar
  2. Ele há medidas tomadas que nunca foram medidas? Pois foi. Pois é.
    Ele há medidas tomadas que deveriam justificar que os seus autores tomassem pela medida grande, com algo suficientemente contundente para que não mais lhes ocorresse a veleidade de tomar mais medidas que não fosse lá em casa e sem ninguém saber....
    Ele há uma grande e urgente necessidade de criar mecanismos preventivos e punitivos para que nenhum «gestor» da res publica possa tomar medidas na mais abjecta e abusiva impunidade.
    Só de ver o que se está a passar na Educação e na Saúde fico nauseado... E a culpa vai ser dos professores e vai ser dos médicos e vai ser nossa, de carneiros que vamos sendo, mas nunca desta cáfila de malfeitores que assolam o poder... a tomar medidas atrás de medidas.
    (Nota - este comentário não é formativo; é, apenas, uma medida de desabafo),

    ResponderEliminar
  3. Há muita canalha nomeada para estragar as empresas públicas e com isso criar oportunidade para a negociata privada.
    Entretanto na saúde morre gente, no ensino perde-se o investimento que nunca se repete na vida que são os anos perdidos nas experiências que levam o lagarto não no sentido da ave mas do pterodáctilo.
    Experiências das quais no estrangeiro já se colheram as palhas e se perderam colheitas, mas esta malha anda toda de entre-olhos com a cevadeira à frente.
    Alimárias, cavalgaduras!
    Defenestrados, e era pouco, porque a queda mesmo de um décimo andar é coisa de fracções de Segundos.

    ResponderEliminar