junho 21, 2014

Junta-te aos bons e serás como eles; junta-te aos maus...



Por mais voltas que demos, uma verdade e uma mentira não conseguem, estatisticamente, resultar em duas meias verdades. Serve de exemplo este anúncio. Há aqui duas premissas: uma falsa e uma verdadeira: p- Cristiano é o melhor no seu campo, o futebol - premissa assumida, partilhada (dita em argumentação informação ´velha', verificável); de outro lado temos q - Anselmo Ralf é o melhor no seu domínio, a música - premissa não assumida, não partilhada (informação nova não verificável). Concordamos que a primeira, por ser verificável, é verdadeira; a segunda, não sendo verificável, não assumida e não verdadeira, é falsa.
O que é curioso é que a permuta dos atributos de p e q vão resultar em duas mentiras, porque quando A. Ralf cogita  "Cristiano Ronaldo?! O Anselmo Ralf do futebol?!" deixa de ser possível agora assumir que CR é o melhor do futebol, pois foi plasmado numa imagem de um músico menor (e nós sabemos que isso é mentira, porque CR é o melhor do futebol) e quando CR pensa "Anselmo Ralf?! O Cristiano da música?!" tenta dar ao cantor um estatuto que não tem, porque sabemos que não é o melhor da música.
E eis aqui de como com uma verdade e uma mentira se fazem apenas duas mentiras: nem o CR é o A. Ralf do futebol (graças a Deus!) nem o A. Ralf é o CR da música (temos pena, mas não é mesmo!).

13 comentários:

  1. A verdade e a mentira é como o futebol e a música...Nada em comum!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Isso quer dizer o quê?

      Eliminar
    2. "Boa malha" quer dizer 'muito bem'. A malha é um jogo e quando se atinge determinado objetivo dizemos 'boa malha'!

      Eliminar
    3. Ou posso estar a gabar a tua camisola :O)

      Eliminar
  3. Se me permitem, mais uma achega para a dupla mentira, desta vez com apresentação em "advoguês"... semelhante a uma com que fui confrontado recentemente numa apreciação presumivelmente emitida pelo departamento jurídico da ordem profissional a que pertenço:
    Aqui vão as duas "afirmações mentirosas", na tal versão em "advoguês":
    Uma: "Não se pode afirmar que não é mentira que Cristiano Ronaldo é o Anselmo Ralf do futebol";
    Outra: "Não se pode afirmar que não é mentira que Anselmo Ralf é o Cristiano da musica"...
    Entenderam? É simples e directo de entender, não é???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei colocar uma moeda de 1 €uro junto a umas dez ou doze de um cêntimo a ver se melhoravam, mas não deu resultado... :(
      Já tinha feito a mesma experiência juntando uma lagosta com umas batatas e também correu mal... :(8

      Eliminar
    2. Mal porquê?! Deixavas as batatas!...

      Eliminar
  4. Mas o que eu queria era que a lagosta fizesse um upgrade para batata !!!!

    ResponderEliminar
  5. Isso é tudo muito bonito, mas imaginem só o Ronaldo a correr em campo com um piano às costas ou o Ralph a compor uma kizomba enquanto dribla com uma bola de futebol... Tudo é relativo, como dizia o outro. Já eu até acho que isto é tudo muito ralativo...

    ResponderEliminar