outubro 31, 2013

«O destino dos nossos impostos» - António Pimpão

Notícia do «Económico» de 29/10/2013:

BES com ganhos potenciais de 100 milhões em dívida portuguesa

"Na conference call com os analistas a administração do BES admitiu que investiu em Obrigações do Tesouro, durante a crise política de Julho, e está a ganhar 100 milhões"

Ora aqui temos um pequeno exemplo do destino dos nossos impostos. O BES gaba-se de, em poucos meses, desde o desencadear da crise provocada pela saída de Vitor Gaspar, já ter ganho 100 milhões com o investimento em dívida portuguesa. E com que mérito conseguiu esta proeza? Pois foi de uma forma que não está ao alcance de qualquer um: pedindo dinheiro ao Banco Europeu de Investimento a uma taxa inferior a 1% e, de seguida, comprando títulos da dívida soberana portuguesa que está a pagar juros acima dos 7%. Será que todos os portugueses desejam que as taxas de juro da dívida portuguesa baixe? Seguramente que não!

António Pimpão

2 comentários:

  1. É por isso que a gente, quando quer investir seja em que negócio for, vai ao Banco e nem com dinheiro vivo depositado consegue crédito.
    Bando de CHULOS!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca contei isto: em 1987, eu estava como Director Financeiro da Apolo Cerâmicas, que na altura ainda tinha sede em Souselas. O Administrador-Delegado tinha-me pedido para contactar o banco XPTO para saber por que motivo demoravam tanto a responder-nos a um pedido de abertura de uma linha de crédito.
    Telefonei e passaram-me ao Dr. SICRANO que me respondeu, de forma seca;
    - Têm de aguardar.
    - Mas, Dr., já estamos à espera há mais de 3 semanas. Não acha que é demasiado?
    - O senhor não sabe falar para um banco.
    A partir daí, nunca soube falar com um banco... da forma subserviente que eles exigem que se fale com eles.

    ResponderEliminar