junho 24, 2013

O exemplo dos relógios

Apanhei, algures na net, esta adivinha/problema que vem muito a propósito do tema da fusão necessária entre Literatura e Matemática:

Qual é o relógio que melhor regista o tempo, aquele que se atrasa um minuto por dia ou aquele que está parado?

Solução:

O relógio que se atrasa um minuto por dia dá a hora exacta de dois em dois anos, pois como se atrasa um minuto por dia só voltará a estar certo depois de se atrasar doze horas, o que só acontece ao fim de 720 dias.
O relógio que está parado está certo duas vezes em cada vinte e quatro horas.
Por isso o relógio que melhor regista o tempo é o que está parado.

Muito bem. Porém, a questão está colocada com margem de manobra para a falácia. Porque, afinal, a questão útil a colocar deveria ser, por exemplo, a seguinte:
- Dos dois relógios propostos - e atendendo à função que se espera de um relógio – qual dos dois cumpre melhor essa função de indicar as horas – correspondendo assim às expectativas e sendo útil?
E, então, todo o nosso raciocínio terá de ser diferente… bem como diversas serão as respectivas equações a desenvolver.
Tudo depende, afinal, de sabermos o que e como perguntar e/ou equacionar.
Talvez este simples exercício nos ajude a ficar de sobreaviso quanto a alguns exemplos de retórica falaciosa que por aí pululam…  
Pela mesma ordem de razões, uma caduca sebenta da Faculdade de Direito de Lisboa do antigamente referia exemplarmente, a dado passo, que se cem soldados são capazes de erguer um obelisco na Praça da Concórdia, em Paris, no espaço de uma hora, um soldado seria capaz de erguer o mesmo obelisco em 100 horas…
Daí que qualquer ciência se aproxime tanto mais da exactidão quanto mais pluridisciplinaridade ela for capaz de absorver – claro, claro, também se fala aqui das Humanidades. Sendo que o oposto também é verdadeiro e é do que se tem visto mais. Há quem lhe chame incompetência, outros desgoverno, etc., etc.

6 comentários:

  1. Curioso. O meu livro de cabeceira por estas noites é «o sexo e o sexto», dos anos 70, de um tal de Padre Banhos. Faz lá uns cálculos, com gráficos e tudo, sobre a frequência do pecado da masturbação cruzada com a atitude do pecador. E chega a conclusões como esta do obelisco.

    ResponderEliminar
  2. É precisamente aqui que assenta o erro da dupla/ tripla, (e quase quadrúpeda) do grupo Coelho/Gaspar/Troika-
    A masturbação mental de que dão mostras ao nivelar pela indexação directa, pura e simples, o trabalho de um homem ao trabalho de um grupo são elucidativas da total incompetência, perigosa incompetência que advém do facto do total desconhecimento dos factos.
    Não é a folha Excel que tem um erro. A folha Excel não tem erros, do mesmo modo que uma folha de papel de 25 por 30 linhas definirá sempre 750 espaços: rectângulares ou tão quadrados com as bestas.
    O que está mal são o querer obter resultados pré-definidos tendo como base a declaração de variáveis desfasadas do conhecimento da realidade. Assim uma coisa como fazer a famosa omoleta sem ovos.
    Toda a gente sabe que dois homens não fazem o trabalho dos dois isoladamente, mas que há um factor multiplicador do trabalho de grupo. Assim, cem homens produzem um trabalho colectivo superior à simples soma aritmética do potencial individual.
    A falácia tonta do mini governo do Passos que agora já é maior em dois anos do que o antecessor em seis, a falácia de exigir 40 horas de trabalho para poupar no ensino, e muitas outras falácias de redução de pessoal que no fim acabam por representar aumento de despesa quer pelo "outsourcing" como pelos prejuizos a utentes etc mostra bem que há certamente um manual de um qualquer padre Banhos na cabeceira de certos governantes.

    ResponderEliminar
  3. Já em coríntios 7.3.4 se diz "A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa."

    De onde se pode construir o argumento de que a mastutbação é um roubo, e que sendo assim conduz à degradação do indivíduo, pois todos os vícios são irmãos entre si...
    Além do mais, é sabido que faz crescer pêlos no céu da boca, e há quem diga que faz as pessoas corcundas.
    O melhor é as pessoas dormirem com as mãozinhas por fora dos lençóis como escreveu Virgílio Ferreira; mãozinhas de fora e de preferência embrulhadas em tiras de tecido, não vá o diabo tecê-las.
    Até porque passa a haver um argumento para que alguém dê uma ajudinha em caso de dar aquela premente vontade nocturna de mijar...

    ResponderEliminar
  4. Sim, já ouvi essa cena de a masturbação provocar o amolecimento da coluna... O que nos traz à seguinte questão: será que os bajuladores, os yes-men, os que teimam (e dão de si partes anatómicas) em ficar bem na fotografia serão indivíduos que exageraram no culto a Onão... ou não?

    ResponderEliminar