janeiro 29, 2013

(Des)acordo ortográfico: Carta Aberta ao Ministro da Educação e Ciência

Subscrevi - tal como 1900 outros Portugueses, até ao momento - uma Carta Aberta ao Ministro da Educação contra o (des)Acordo Ortográfico (documento com 20 páginas).

Excerto da fundamentação:
"(...) Impõe-se pressionar quem de direito e de múnus em Portugal a que reajam, abandonem o torpor burocrático, o "porque sim" e tomem uma posição, façam o que sempre se têm escusado a fazer: o diagnóstico dos estrangulamentos e constrangimentos a que a aplicação do AO90 tem dado azo (cf. a DECLARAÇÃO DE LUANDA dos Ministros da Educação da CPLP, de 30 de Março de 2012). E que mais ainda: suscitem a única posição que permite salvar a face, a honra, a língua e a independência nacionais de Portugal e dos restantes países lusófonos: a revogação do AO90.
Nesse sentido, são todos convidados e encorajados a participar nesta iniciativa, a subscrição de uma Carta Aberta ao Sr. Ministro de Educação e Ciência (comprometido com a Declaração de Luanda), e eventualmente a outros responsáveis governamentais, como o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros e Sr. Secretário de Estado da Cultura.
Nunca como hoje as circunstâncias foram tão favoráveis. Daí a urgência, a necessidade absoluta de manter a pressão, de os cidadãos ajudarem os governantes a governar.

Rui Miguel Duarte
Autor e primeiro subscritor da Carta Aberta"

A subscrição deve ser feita aqui.

Para se manterem actualizados sobre as iniciativas anti-Acordo Ortográfico adiram ao grupo Em aCção contra o Acordo Ortográfico, no Facebook. O objectivo é chegar às 4000 assinaturas, para que seja discutida obrigatoriamente, em sede de comissão, na Assembleia da República.
Aqui no «Persuacção» já malhámos tanto neste (des)Acordo Ortográfico...

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Moura, eu, e muitos mais, estamos-lhe gratos por se ter ter associado à luta que estamos a tentar levar a bom termo neste grupo
      http://www.facebook.com/#!/groups/emaccao/513381355373909/?notif_t=group_activity

      Teresa Ramalho

      Eliminar
    2. É um prazer. Quando precisarem de divulgar novidades, digam.

      Eliminar
    3. Lá vou eu, também contra esta aberração hortográphica... :((~
      (não tenho nada contra uns acertos bem ponderados e fundamentados, agora esta disparate sem pés neim cabessa... ou será qabeça,quissá kabessa, queim çabe....)

      Eliminar