junho 27, 2012

Enviei umas perguntas ao Serviço de Informação ao Cidadão do Parlamento Europeu

A resposta ao meu e-mail de ontem foi rápida:
"Excelentíssimo Senhor
Chamo a sua atenção para o facto de a Comissão das Petições não ter por função responder a pedidos de informação ou comentar decisões políticas da União Europeia.
Assim sendo, aconselho-o a utilizar o "Serviço de Informação dos Cidadãos" do Parlamento Europeu:
https://www.secure.europarl.europa.eu/aboutparliament/pt/cites.html 
Com os meus cumprimentos,
Karen Lone CHIOTI
Parlement Européen
Comité des Pétitions"

E já enviei as minhas questões por esse "Serviço de Informação dos Cidadãos" do Parlamento Europeu:

"Assunto: Mudança de hora (hora de Verão)
Pergunta: 
Exmos. Senhores,
Recentemente, enviei uma petição para o Parlamento Europeu (V/ nº 0132/2010) a respeito da mudança de hora.
Do Secretariado da Comissão de Petições enviaram-me, em 26 de Junho de 2012, uma resposta (V/ refª - 310169 - 13 06 2012 - KLC/sp [IPOL-COM-PETI D(2012) 31137])
A resposta que tiveram a amabilidade de me dar levantou-me muitas questões:
1) Referem um "relatório sobre as repercussões das actuais disposições relativas à hora de verão nos sectores em causa", apresentado pela Comissão ao Parlamento, ao Conselho e ao Comité Económico e Social". Podem enviar-me cópia ou link desse relatório?
2) Pelo que me informaram, esse relatório "permite concluir que os mais recentes estudos quantitativos confirmam que a hora de verão permite realizar poupanças de energia, embora diminutas (...)". E indicam como "sectores mais afectados (agricultura, transportes e turismo)".
Esse relatório só apresenta estudos quantitativos? Não aborda estudos qualitativos, respeitantes ao bem-estar das pessoas e das famílias?
3) Concluem que "as disposições relativas à hora de verão (...) continuam a revelar-se adequadas" e que "o calendário harmonizado (...) deve ser mantido para garantir o funcionamento harmonioso do mercado interno, que constitui o mais importante objectivo da diretiva em questão".
a) não acham que o mercado interno funcionaria da mesma forma harmoniosa (mais até) se a hora de verão deixasse de existir para todos os países da União Europeia?
b) não acham que o mais importante objectivo de uma Directiva da União Europeia deveria ser o bem-estar das pessoas e não "o mercado interno"?
Agradeço que me respondam a estas questões ou que me indiquem que Divisão, Departamento, Secção... da Comissão Europeia ou do Parlamento Europeu devo contactar.
Cumprimentos,
Paulo Moura"


4 comentários:

  1. E que tal, ( acho que eles não lêem este blogue) mais pessoas, eu incluido, mandarmos umas cartas, ou mails, parecidos com o teu sobre o tema?
    Como tu conheces bem a área Académica, deves também saber de pessoas que comunguem esta postura perante este "jetlegue" a que duas vezes por ano somos sujeitos. E já que eles são os próprios a afirmar serem os proveitos económicos diminutos (eufemismo, digo eu, para dizer que aquela merda até dá prejuizo), porque é que não se ataca precisamente por aí: pela única coisa que eles vêem: o filho da puta do dinheiro que no fim das contas se perde pela da quebra de saúde, pelos erros e acidentes derivados da interrupção e adiamentos de rotinas de segurança que resultam em perda de produtividade, e até pelos incontabiliões de segundos preciosos que os milhões de habitantes tem que perder ao acertar os relógios.
    Ao seja, argumentemos exactamente não no nosso terreno, (o da racionaliade evidente) mas sim no terreno deles, o do Sagrado Deus Dinheiro. Ou seja, curemos a mordura do cão com o pêlo do mesmo cão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ideia. Que tal publicares um post com esta tua ideia? E começares tu as... hostilidades?

      Eliminar
  2. Vou começar as hostilidades...depois do Itália- Espanha, que deverá ocupar o cherne mediático nos próximos dois dias.
    Logo a seguir vem o coiso, digo a coisa ;)

    ResponderEliminar