abril 15, 2012

O sujeito passivo e o emprego, procurado de forma activa

Depois do excelente post publicado pela Didas, dissertando com especial humor sobre o conceito de procura activa de emprego  com que o governo de Lagutrop tenta dourar a pílula e trocar as voltas aos desempregados, cumpre-me dizer também algo sobre o binómio activo/passivo.

Eu sempre me chateei com essa coisa intragável de me chamarem "sujeito passivo" quando assino os papéis para as Finanças. Escorrego logo para as derivas da Didas no que toca às subtilezas de levar ou trazer pacotes. Para as Finanças levamos pacotes do que nos fica a fazer falta, e em contrapartida, trazemos o pacote em marcha de alívio, sempre mais leve, palavra que como sabemos tanto serve para atestar o peso como para conjugar o verbo levar quando a gente já fartinha quer que o gajo leve naquilo que nos fazem levar o tempo todo.

A procura activa de emprego é aquela coisa que deve ser parecida ao Escuteiro que passa o tempo a levar (atenção: levar) as velhinhas de um lado para outro da rua correndo o risco de contaminar a velhinha com a actividade e levar (outra vez levar) com a sombrinha na tola, não por falta de gratidão mas sim pelo facto de a velhinha não querer atravessar a rua.
Assim, estou a imaginar um tipo desempregado, que é no mínimo posto na rua, ou pior levado à esquadra, apenas por ter entrado num supermercado e ter começado a arrumar activamente as prateleiras, a ajeitar os preços ou a trocar alguns produtos do sítio e colocar noutro que segundo ele, seriam mais apelativos, e assim esperando gratidão, teria direito ao ansiado emprego....
 Vistas bem as coisas, e para evitar estes dissabores, a procura activa de emprego é o que fazem muito bem aqueles rapazes que chegando às ourivesarias vão logo direito ao assunto. Para quê tentar arrumar de outra maneira as peças expostas? O ingrato do dono jamais lhes agradeceria. Viram o que aconteceu ao desgraçado do candidato a repositor de supermercado?
Nã.... um gajo verdadeiramente activo na nobre missão de conseguir emprego, tem de ter uma outra estratégia e agir de outra maneira.
Assim sendo, arrumam as coisinhas, que estão convenhamos, sempre muito mal arrumadas nas montras, dentro duns sacos e ala que vão eles: a caminho de dar-lhes um bom emprego....


2 comentários: