abril 09, 2011

E Portugal, por onde andará?

O médico Hans Rosling mostra a história do desenvolvimento do planeta nos últimos dois séculos, transformando estatísticas em animação gráfica interactiva. Programa "The Joy of Stats" da BBC 4, legendado em português.

2 comentários:

  1. Mais uma vez se demonstra como se pode fazer demagogia utilizando apenas os números. Num pequeno pormenor ele aborda o que quero dizer com isto. Enquanto ele vai apresentando as bolhas a evoluir vai explicando essa evolução. Mas depois para num País em particular, a China. Aí ele desmonta o território nas suas diversas regiões e chega à conclusão a que todos deveriam chegar ao ver esta treta: não existem países evoluidos face a outros se tivermos apenas os rendimentos per cápita como referência. Os padrões de qualidade de vida são até melhores em muitos países com rendimentos mais baixos, o tal "índice de felicidade". Não acredito que os chineses sejam cidadãos felizes, por muito dinheiro que entre naquele país! Também este Portugal que nem aparece no gráfico animado, era bem feliz com a sua sardiha assada e o bacalhau com todos, muito antes dos Ipod's que fazem infelizes quem não os tem.
    Por outro lado, se ser evoluido é consumir desalmadamente, fique-se sabendo que não há recursos no planeta que chegue para que isso aconteça! Não há nem energia, nem matérias primas, nem poder de encaixe ecológico para um mundo todo rico à medida dos EUA.

    ResponderEliminar
  2. Pode ser isso tudo, mas está muito bonito :O)

    ResponderEliminar