novembro 07, 2010

"O Planeta não nos pediu licença para existir e não nos vai pedir licença para desistir!"

"Ontem à noite [2-11-2010], estive a ver um programa que vejo sempre que posso e que, como todos os que têm particular interesse, passa tarde e na rtp2 (é o programa do José Fialho Gouveia). Ontem, fiquei especialmente deliciada; só me apetecia bater palmas!... O entrevistado era um Senhor, Cientista russo, Professor da Universidade do Algarve, a falar do «problema» (?!) das alterações climáticas e da «nossa influência» (?...) nas mesmas! Nem imaginam o quanto fiquei contente, por ouvir alguém desta envergadura defender (de forma científica, claro!) as mesmas coisas que eu ando para aí a dizer há anos (só com base na observação e raciocínio... e bom senso - sim, também tenho algum!... lol), sobre a treta da escassez dos combustíveis fósseis, sobre o ridículo do problema das emissões de CO2, sobre o disparate do protocolo do Kioto... sobre cientistas que têm que se dedicar aos «projectos» para os quais há financiamento e, o que é óbvio, da forma como nos tiram dinheiro para tentar resolver este «enorme problema»!...
Bom, consegui encontrar o artigo que esteve na base daquela entrevista, para quem estiver interesssado! Eu acho que vale a pena, sempre, conhecer as opiniões de quem anda contra-corrente! (eu sei que isto é muito faccioso da minha parte!... lol)

http://clima-virtual-vs-real.blogspot.com/2010/06/terra-ja-foi-salva-ha-2010-anos.html

O Planeta não nos pediu licença para existir e não nos vai pedir licença para desistir! Nós é que temos a mania de que somos importantes!... (isto, sou eu que digo!)
Sandra Eichmann"

Deste claro, detalhado e muito interessante artigo (que, pelos vistos, o Jornal de Negócios não quis publicar) de Igor Khmelimskii - excelente exercício de argumentação racional - retiro estes dois excertos:

"Impacto no orçamento de famílias

A implementação de uma redução da ordem dos 30% nas emissões de CO2 pelos países desenvolvidos irá aumentar os preços de todos os tipos de energia em cerca de 4 vezes, pois os preços correntes das energias renováveis são cerca de 10 vezes superiores aos das energias tradicionais. Assim, quem gasta actualmente cerca de 300 euros mensais com a energia eléctrica, gás e gasolina, irá ter de pagar cerca de 1200 euros, quer seja sob a forma de preços directos, quer sob a forma de impostos, usados para subsidiar as energias renováveis. De facto, foi previsto pelo projecto-lei sobre o aquecimento global, chumbado recentemente pelo parlamento Australiano, exactamente um crescimento efectivo de 400% nos preços da energia para o consumidor. Além do crescimento dos custos directos teremos também o custo acrescido dos transportes e da energia para as empresas, sendo de esperar um aumento significativo do preço de todos os bens e serviços.

Impacto na economia nacional

As empresas nacionais irão perder a competitividade que ainda lhes resta, suportando o aumento de custos provocados pela subida dos preços da energia, concorrendo com as empresas de países em desenvolvimento. Para sobreviver terão de transferir as suas operações para estes países, alimentando assim o desemprego estrutural e permanente em Portugal e nos outros países desenvolvidos, pois a produção nesses países deixará de ser economicamente viável."

Sem comentários:

Enviar um comentário