agosto 15, 2008

Contra pseudo-factos, bons argumentos

O Pedro Laranjeira, mestre da comunicação social, da vida e da amizade, publicou em livro o seu trabalho de investigação sobre a origem de Cristóvão Colombo. «O Alentejano que descobriu a América - 1492 - a Viagem Épica do português Salvador Fernandes Zarco mais conhecido como Cristóvão Colombo» tem já uma segunda edição.
Baseado em dados sólidos ou, quando tal não é possível, em especulações devidamente fundamentadas e bem explicadas, o Pedro Laranjeira mostra como não terá sido possível que o italiano Cristophoro Columbo, tecelão genovês, fosse o navegador; clarifica o nome (Colon e não Colombo) e justifica-o como pseudónimo; apresenta o enquadramento político e geo-estratégico (sim, naquele tempo Portugal tinha uma estratégia!) e o plano que terá sido urdido por D. João II para enganar Espanha... com o auxílio de Colon. E que resultou no Tratado de Tordesilhas, que protegia os interesses portugueses na Índia... e no Brasil.
Tiro o chapéu (mesmo não usando) ao Pedro Laranjeira por conseguir sintetizar, em poucas páginas, esta tese que, para qualquer mente aberta à argumentação racional, deixará decerto pelo menos instalada a dúvida.
Como qualquer boa tese, estará aberta à polémica, a contra-argumentos e, não duvido, ao desprezo de quem acha incómoda a discussão sobre a verdade histórica.


O livro pode ser encomendado directamente ao autor (€ 8 incluindo já despesas e portes de envio) através deste formulário.
Boa malha, Pedro Laranjeira!

2 comentários:

  1. Não conseguiria sintetizar melhor o propósito e o conteúdo do meu livro!
    Sábias palavras, de quem leu com atenção.
    Obrigado, Paulo.
    Um forte abraço de amizade!

    ResponderEliminar
  2. Mérito todo teu, Pedro.
    Eu só entendo o que é escrito de forma clara e simples!

    ResponderEliminar