novembro 21, 2007

Cientistas fazem luz sobre os efeitos da mudança de hora

Alguns excertos do artigo de Tom Paulson "Scientists shed light on effects of clock change" em SeattlePI.com:

"Cientistas defendem que a manipulação do tempo duas vezes por ano tem claramente alguns inconvenientes. Isto é devido em larga medida aos múltiplos relógios biológicos do nosso organismo, que evoluiram de modo a operar de acordo com o comportamento do sol.
«A luz da manhã é a luz mais importante para sincronizarmos os nossos ritmos circadianos», defendeu o Dr. David Avery, psiquiatra na Universidade de Washington especializado em estudar a ligação entre luz, sono e depressão. O ritmo circadiano diz respeito ao ciclo de 24 horas da vida na Terra.
Quando a mudança de hora é efectuada e reduz a luz matinal, diz Avery, o risco de depressão sazonal aumenta em algumas pessoas. Disse que se pode ainda esperar por aumento do número de acidentes de tráfego, à medida que as pessoas que se deslocam para os seus empregos lutam contra a biologia.
«De um ponto de vista biológico, realmente a mudança de hora não faz qualquer sentido», concordou Horacio de la Iglesia, um neurobiólogo da Universidade de Washington que estuda a forma como o cérebro governa alguns dos outros relógios biológicos do corpo.
A maioria das pessoas sabe que o cérebro funciona de acordo com um relógio biológico neste ciclo solar de 24 horas. De la Iglesia mostrou que o corpo humano depende de facto de muitos desses relógios biológicos, uma rede coordenada que precisa de funcionar em sincronia.
«Há relógios biológicos no fígado, pulmões e também em outros órgãos», disse. «Temos estes ritmos circadianos porque eles permitem ao corpo antecipar eventos cíclicos».
Por exemplo, disse ele, as glândulas supra-renais libertam a hormona de stress cortisona antes de você se levantar em cada manhã, para mover o açúcar, glucose acumulada, das células para a circulação sanguínea. «Isso ajuda-o», disse de la Iglesia. Alguns destes relógios biológicos podem ajustar-se razoavelmente rápido ao ciclo dia-noite (recuperando do jet lag, por exemplo) mas outros parecem necessitar de mais tempo, disse.
De um ponto de vista científico, a mudança de hora, tal como os mapas mostrando os fusos horários e o conceito de Tempo Universal Coordenado (anteriormente chamado Tempo Médio de Greenwich) não são em conceito menos arbitrários que a decisão de algumas comunidades de não aceitar estas regras."

Recomendo a leitura do artigo completo (em inglês).

2 comentários:

  1. Eh, pá, não sabia que tínhamos tanto apoio fundamentado por entre a comunidade científica!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Só nos falta o apoio da comunidade política ;-)

    ResponderEliminar