março 26, 2006

A mudança de hora - um belo tema para a argumentação racional


Ilustração gentilmente gamada ao BLOGotinha
Sou naturalmente alérgico à mudança de hora. Se fosse eu a decidir, acabava com isso. Já há bastantes anos que tenho lido muitos estudos e opiniões sobre a «hora de Verão», «hora de Inverno», «DST - Daylight Saving Time»,... e, para ser sincero, os argumentos de poupança de energia ainda não me convenceram e considero bem mais relevantes os factores que têm em conta o bem estar das pessoas, quer individualmente, quer na sua vida social e profissional.
Quem tem bebés sabe bem que não os consegue convencer que mudou o horário. Mesmo para os adultos, os primeiros dias de desfasamento de hora levam a adaptações forçadas do organismo (trabalho, sono, refeições,...) e a lapsos (que tanto resultam em meras anedotas como podem bem ter resultados graves). Para já não falar de haver sempre um relógio (pulsos, salas, telemóveis, despertadores, carros, equipamentos electrónicos,...) que nos esquecemos de acertar.
Não sei se alguma vez tentou informar-se sobre este tema e se sabe os argumentos que levam a este procedimento de mudança de hora. Pessoalmente, julgo que é um tema interessantíssimo para estudar no âmbito da argumentação racional.
O que me proponho fazer é criar uma página dedicada à mudança de hora em que, com base numa estrutura argumentativa, irei recolher dados, justificações, restrições, fundamentos e refutações, de forma a que possamos chegar a conclusões (com qualificadores e excepções) por nós próprios, de forma racional.
Obviamente, todos os contributos serão bem vindos. E agora vou almoçar, a uma hora em que o meu organismo ainda não pede comida...

12 comentários:

  1. e qual a hora que escolherias??!

    ResponderEliminar
  2. A hora "natural" é a de Inverno (achas normal que anoiteça às 22h00?...)

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois... e eu lembro-me bem q na anterior mudança de hora mudei os relogios todos da empresa, tive chatices pq alguns pcs se passaram e o pior foi ter-me esquecido de acertar o relogio do telemovel. Eram 4h da manha, uns dias depois, e eu preparado para sair para o trabalho, quando só devia às 5h :)

    ResponderEliminar
  4. eheheheheh

    E não há-de ser do pior que já aconteceu.

    ResponderEliminar
  5. A minha contribuição: http://en.wikipedia.org/wiki/Daylight_savings

    E cito: Another perceived benefit of DST is increased opportunities for outdoor activities. Most people plan outdoor activities during the increased hours of sunlight. Other benefits cited include prevention of traffic injuries (by allowing more people to return home from work or school in daylight), and crime reduction (by reducing people's risk of being targets of crimes that are more common in dark areas).

    ResponderEliminar
  6. No mesmo artigo, mencionam a poupança de 1% em gastos energéticos, e:

    When the U.S. went on extended DST in 1974 and 1975 in response to the 1973 energy crisis, Department of Transportation studies found that observing DST in March and April saved 10,000 barrels of oil a day, and prevented about 2,000 traffic injuries and 50 fatalities saving about U.S. $28 million in traffic costs.

    ResponderEliminar
  7. Claro que tb são mencionados os aspectos negativos... (e por aqui me fico) :D

    ResponderEliminar
  8. Eu devo confessar que estas mudanças institucionais me são sempre muito perturbadoras. Das Instituições espera-se estabilidade, ordenamento e respiração desentupida, para que o bom do cidadão saiba com o que conta e - lá está! - a quantas anda. Quando as Instituições nos dão a volta ao texto, o cidadão perturba-se, o artista desiquilibra-se e a vida, sem essa rede protectora, vê a margem de risco agravada.

    As questões curiosas e laterais - como a da poupança energética, etc. - só têm relevância no Canadá, na Finlândia e ali assim junto a Badajoz. Cá no burgo essa questão é despicienda pois, qualquer que seja a hora do dia ou da noite, os edifícios todos se engalanam com miríades de luzes acesas por defeitos vários e incontornáveis na concepção dos mesmos.

    Claro que esta circunstância tem um chamado efeito colateral benéfico (para alguns). Vide os lucros anunciados pela "Eléctrica" nacional...

    Por outro lado, ainda que não irrelevante, interessa que o ser humano seja capaz de sentir o pulsar da Terra e, com ela, das estações do ano. Elas trazem-nos, por sua vez, à oscilação progressiva dos ciclos dia-noite, com todo o encanto que tal possa representar para todos, com especial incidência no namoro e outras actividades pecaminosas. Para quê, então, destruir mais esse mistério, através da amálgama globalizada dos horários? É uma maldade! E é contra-natura!

    E o vexame por que passam os pais, já cotas, à rasca para actualizarem a parafernália de electrodomésticos espalhados pela casa, tudo com reloginhos a piscar, perante o ar de gozo dos putos, esparramados de riso pela gritante dificuldade dos progenitores, às voltas com os respectivos livrinhos de instruções? É assim que pode desautorizar-se uma hierarquia, essa é que é essa!

    Diz o Paulo - e com muita ciência - que os bebés, esses ainda em estado de pureza, não condescendem com estas alterações... o que leva tantos pais a terem de mudar as fraldas extemporaneamente cagadas já dentro do carro, quando poderiam estar a cumprir a rotina de as substituirem em casa, logo depois do pequeno almoço e a caminho de uma reunião com a gerência da firma.

    Nã! Se me fosse dado votar, eu também votava contra a mudança da hora!

    ResponderEliminar
  9. Eu também sou contra a mudança da hora. Não é por nada - ou até por tudo o que aqui já foi dito - mas também porque:

    1 - Os meus cães ficam com as horas das refeiçóes e dos 'passeios' baralhados;

    2 - And last but not the least... Eu pago à boa da EDP um acréscimo de 2 - dois - euros mensais para ter um contador bio-horário que me oferece a energia com uma redução de quase 50% nos períodos de vazio.

    Por períodos de vazio entende-se o horário das 22h00 às 8h00 no horário de inverno e o período das 23h00 às 9h00 no horário de verão, ou seja do fim de Março ao fim de Outubro.

    Para que seja rentável o pagamento desta taxa, é necessário que as máquinas da loiça e roupa sejam ligadas no período de vazio, já que o aspirador só pode ser ligado de dia para não incomodar os vizinhos.

    Mas, e aqui é que reside a questão, neste horário que agora começou, considerando um ciclo médio de lavagem de 90 minutos, e tendo em conta a hora de dormir de quem se levanta cedo para trabalhar, só dá para ligar uma das máquinas.

    Resumindo: Mas porque carga de água é que a EDP há-de mudar o 'horário de vazio' com a mudança de hora de verão, se a hora de abertura e encerramento dos empregos e serviços é sempre a mesma?

    Só pode ser para "nos meter ainda mais a mão ao bolso", não acham?

    ResponderEliminar
  10. Caro Paulo Moura;

    Obviamente que no ponto 2 se deve ler 'bi-horário' e do lapso peço desculpa.

    Estou também a pensar incentivar os meus amigos e conhecidos, utilizadores do serviço, a apresentarem reclamação à EDP e onde mais for necessário.

    Um [] :)

    ResponderEliminar