outubro 11, 2005

Cá está!

Jimmy Wales, fundador e director da Wikipédia, em entrevista a Paulo Moura (meu homónimo do jornal «Público») - revista «Pública» nº 489 de 9 de Outubro de 2005:

(...) Os artigos de enciclopédia devem ser escritos, não por especialistas, mas pelo povo?
Devem ter grande qualidade mas não reflectir o ponto de vista de alguém. Devem ser equilibrados, neutros (...).Não será isso apenas possível se se escrever um artigo muito superficial sobre um assunto?
Não acho. Deixe-me dar exemplos de tópicos onde há controvérsia. O aborto. A minha visão é completamente diferente da da igreja católica. Mas posso sentar-me com um padre muito conservador e...Podem conversar.Mais do que isso. Podemos escrever um artigo juntos. É como se estivéssemos a discutir o tema e entrasse uma pessoa que não sabe nada sobre o aborto. Eu e o padre podemos combinar: vamos escrever um artigo para que ele compreenda o que estamos a discutir. Não precisamos de dar respostas nem de nos entendermos.Talvez se possa fazer isso com um padre católico, mas com um fundamentalista islâmico...
Se é alguém verdadeiramente extremista talvez não aceite alguns dos princípios básicos necessários para se poder cooperar.
Que princípios são esses?
Aceitar a razão, o pensamento argumentativo, a persuasão. Temos também de partir do princípio de que todas as pessoas são razoáveis e inteligentes, que não são desonestas nem têm como objectivo destruir as outras (...).

2 comentários:

  1. Estamos a falar de extremistas Islamicos? Porque não uns Rabinos dos tais da linha dura? E que tal extremistas Católicos? Como nós fomos. Que espalhámos a fé pelo Mundo com a cruz e a espada?
    E mesmo nos tempos de hoje, quantos padres se recusam a casar, baptizar ou deixar que certas pessoas assistam às celebrações religiosas. Os extremistas não tem religão. São extremistas. Qualquer capa lhes serve. É uma coisa que lhes vem de dentro...

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, Charlie. Toda mesmo.

    ResponderEliminar